domingo, 1 de novembro de 2015

Dez livros para divertir crianças de 6 a 9 anos

Vou postar aqui a segunda parte da lista de livros que recomendei, no site Catraquinha. Agora é para crianças de 6 a 9 anos. Como disse lá, a indicação etária é apenas uma sugestão. É preciso avaliar individualmente a maturidade de cada criança para determinadas leituras. A leitura sozinha, por exemplo, requer mais maturidade do que aquela feita com a mediação de um adulto. Portanto, antes de comprar um livro, o folheie na livraria para ver se ele está adequado a criança a que se destina. Todos esses livros estão aqui comentados. Quem quiser saber um pouco mais deles, procure-os no blog. No mais, divirtam-se lendo para as crianças. 

literatura-para-criancasA mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector, pela Rocco Jovens Leitores, é um dos cinco deliciosos livros da autora para crianças. Neste, Clarice confessa ter sido responsável pela morte dos peixes do filho e vai buscar em suas memórias as histórias dos bichos que teve para convencer a criança, sua leitora, de que não é uma pessoa má e que sempre gostou de animais.

literatura-para-criancasA pequena Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, editado pela Galerinha Record, é uma adaptação para crianças pequenas feita pelo próprio autor que guarda a magia do original. A tradução de Marina Colasanti e as ilustrações de Emmanuel Polanco dão um toque especial à edição comemorativa dos 150 anos de Alice.


literatura-para-criancasA vassoura encantada, do americano Chris Van Allsburg,editado pela Ática, conta a história de uma vassoura de bruxa que perde sua força e despenca em uma fazenda de uma velha viúva. A relação da vassoura com sua nova dona tem um tom fantástico e fica ainda mais rica com as maravilhosas ilustrações de Allsburg. Uma bela história, em um livro para educar o olhar das crianças.

literatura-para-criancasFada Cisco Quase Nada, de Sylvia Orthof, editado pela Ática, é uma preciosidade. Cisco traz em si a essência da infância, que, segundo a autora, pode ser entendida por gente de todas as idades. "A rosa é encantada: só se abre para quem sabe que sempre é tempo de fada". Passear pela casa da Cisco é outro grande barato do livro que se deve ao rico diálogo entre o texto e as ilustrações de Eva Furnari.

literatura-para-criancasHistórias Maravilhosas de Andersen, de Hans Christian Andersen, da Companhia das Letrinhas, apresenta nove contos do autor dinamarquês em suas versões originais, belamente ilustrados. A narrativa de Andersen encanta as crianças com seus elementos maravilhosos e apresenta a elas histórias, como a Sereiazinha e o Soldadinho de Chumbo, em que as emoções humanas são ricamente exploradas.

literatura-para-criancasO saci, de Monteiro Lobato, Editora Globo, apresenta para o pequeno leitor um pequeno inventário da mitologia brasileira. O encontro de Pedrinho com o Saci serve para o autor falar dos mistérios que as matas guardam, apresentando um a um, seres fantásticos, como a Cuca, a Iara e o Boitatá.  O clima de magia e suspense da narrativa é o suficiente para encantar as crianças.

literatura-para-criancasPipi Meialonga, de Astrid Lindgren, da Companhia das Letrinhas, é uma daquelas personagens imortais. Criada na Suécia do início do século passado, ainda tem muito a contar para nossas crianças nos três livros da série. Pippi é uma menina que cresce sozinha, em companhia de um cavalo e um macaquinho, na Vila Vilekula, e tem como seus melhores amigos os irmãos Tom e Aninha.

literatura-para-criancasHistórias à Brasileira, de Ana Maria Machado, da Companhia das Letras, é uma coleção com quatro volumes, em que a autora reconta contos tradicionais brasileiros, como a Moura Torta, o Boneco de Piche e as Três Velhas que Fiavam. As histórias, ilustradas por Odilon Moraes, encantam as crianças e cutucam a memória dos adultos. Para ler e guardar.


literatura-para-criancasMitos gregos, de Eric A. Kimmel, da Martins Fontes, reúne 12 mitos gregos em linguagem acessível para crianças, mantendo-se fiel às histórias originais. Os contos são ilustrados por Pep Montserrat, que se inspirou na arte helênica para compor imagens com cores e estilo modernos. Um livro que tem tudo para conquistar apaixonados pelo mundo mítico da antiga Grécia.

literatura-para-criancasO diário de um gato assassino e A volta do gato assassino, de Anne Fine, das Edições SM, é o divertido relato de Veludo sobre a suspeita de seus donos de que ele seja o autor da morte do coelho do vizinho. O livro ganha uma continuação igualmente saborosa. Uma leitura fácil para quem vai ler sozinho e divertidíssima se feita em companhia de um adulto.

Um comentário:

Ana Paula disse...

Embora meus filhos já tenham ultrapassado essa faixa etária, vim aqui conferir a lista! Eu sempre compro livro infantis até para mim mesma!
Com O diário de um gato assassino foi assim: havia um pequeno trecho no livro de Língua Portuguesa de minha filha quando estudavam o gênero diário. Embora eu não tenha gostado do título inicialmente, eu me apaixonei pelo que li e logo fui em busca de comprar o livro.
Foi uma leitura deliciosa e divertida! A continuação também veio logo em seguida e de quebra conhecemos a coleção Barco a Vapor que é incrível!
Beijo.