segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O que há entre o bife e a pipoca?

Foi uma decepção a leitura de Ponto de Vista, de Ana Maria Machado, para o Pedro. Li página por página com a maior calma para que ele não se perdesse no ritmo da narrativa em versos todos rimados, mas não deu certo. Ao fim de tudo perguntei o que ele tinha gostado e sua resposta foi curta: do Ziraldo. Insisti e ele repetiu a resposta. Justa escolha. Realmente o Ziraldo é o máximo e seu traço geométrico valoriza o morro e os prédios da cidade partida descrita por Ana Maria. Mas desconfiei que a resposta era de alguém que, na verdade, não tinha entendido a narrativa e mudei a pergunta. O que você entendeu do livro? A resposta veio curta e direta: "Nada." Não me espantei. Afinal, a narrativa em versos rimados, que nem sempre seguem a ordem natural das orações para fechar as rimas, confunde um leitor iniciante como o Pedro. Parei e expliquei para ele a história dos meninos que nasceram um na favela e outro no asfalto, se encontraram na praia e se tornaram amigos de toda a vida. Bonita mensagem de alguém que sofre com a cidade partida. Mas, confesso, achei um pouco ingênua. Mas me perguntei se esta ingenuidade não seria necessária para apresentar este problema a um menino, como o meu, de apenas 7 anos? Talvez. Por isso, guardei para mais tarde o conto O bife e a pipoca, do livro Tchau, de Lygia Bojunga, editado pela Casa de Lygia Bojunga, que traz a realidade nua e crua do encontro de Rodrigo, menino de classe média, e Tuca, menino de favela que estuda de bolsa na escola de bacanas. O conto é preciso no sofrimento de Tuca e de Rodrigo, que ao se aproximar um do outro entendem as diferenças entre seus dois mundos. Doído, mas real. Leitura para quando o Pedro puder suportar o tranco. Por enquanto, vamos ficando com o sonho de vencer as desigualdades com nosso esforço de não descriminar os diferentes.

3 comentários:

Marlowa disse...

Oi Luciana,que bom poder perceber que podemos e devemos deixar para depois algumas coisas! Adorei tudo que vi e li por aqui! Grata pela visita e pelo carinho, a cartilha de direitos dos animais deverá ser lançada no Rio, pois a autora é carioca! Um super beijo!

claudio rodrigues disse...

Oi, Luciana. Ainda bem que vc foi lá nos meus bregueços e me fez lembrar do Gato de Sofá. Eu adoro como vc resenha os livros infantis. Acontece que a gente se perde nesse mar que não tem frnteiras da internet. Agora marquei seu blog. Sou ums eguidor. Não tem como eu perder esse lugar bem legal! abraços.

claudio rodrigues disse...

Seu blog deveria ser chamado de: Leituras da mãe do Pedro. Os pequenos grandes livros do Pedro. Linda essa dedicação e amor pela leitura sendo transmitida.