domingo, 10 de maio de 2009

Uma história de amizade e traição

Raposa, de Margaret Wild, com ilustrações de Ron Brooks, editado pela Brinque-Book, é um belíssimo livro. Os personagens - um cão cego de um olho, um corvo sem uma asa e uma raposa invejosa - levantam várias questões que mobilizam as crianças: solidariedade, amizade, inveja, traição e arrependimento. Texto e ilustração criam um clima denso que deixa o pequeno leitor aflito com o destino de seus heróis. A raposa, confesso, causou desconforto até em mim, que li para o Pedro. Na ilustração da capa seus olhos são dourados, o que dá um olhar sombrio à invejosa raposa, que entra na história para separar o cão e o corvo. A ilustração é tão impressionista que o Pedro rejeitou o livro, dizendo que teria pesadelos com a história. Ele só me deixou lê-lo em um noite em que o Caio, meu afilhado, dormiu aqui em casa. Juntos, como deveria ser com o cão e o corvo, enfrentaram a raposa e seus medos. Tanta tensão tem um escape no final da história. A autora dá ao corvo o benefício do arrependimento. Tudo bem que ele terá que enfrentar um longo caminho de volta, sem a certeza do perdão. Belo livro para adultos e crianças que recebeu uma série de merecidos prêmios para texto e ilustração.

2 comentários:

Maysa disse...

Cara Luciana,viva a 1a FLIST,um sucesso.
Cheguei ao Gato de Sofá,pelo anúncio da Festa Literária. Estou curtindo o seu blog, é lindo, informativo e agradabilíssimo de ser visitado. Tenho um... http://www.oninhoeatempestade.blogspot.com
Postei hoje, minhas impressões sobre a FLIST, de moradora do bairro e leitora.
Apareça! Eu, vou continuar a visitá-la. Parabéns.
Maysa

lecticiaschaydegger disse...

MARAVILHA TEU BLOG,SUPER AGRADÁVEL VISITA-LO! TRQAZ ESCLARECIMENTOS E É MUITO INTELIGENTO TEU JEITO DE ABORDA AS COISAS,O MEU É schaydeggerlecticia@hotmail.com
AINDA NÀO ESTOU SABENDO MUITA COISA AQUI,MAIS TEREI IMENSO PRAZER DE RECEBER TUA VISITA E TER VC AQUI COMIGO, E CLARO RETRIBUI O CARINHO! ÓTIMO DOMINGO BJ CARINHOSO ,LECTICIA SCHAYDEGGER